distanciamento controlado

Região e prefeitura optam por não entrar com recurso para reversão de bandeira

18.398

Na última sexta-feira, foi divulgado o mapa preliminar do Distanciamento Controlado, que contabilizou 20 regiões do Estado com bandeira vermelha e uma com laranja. A região de Santa Maria, mais uma vez, ficou em bandeira vermelha, o que já representa um mês com alto risco de contágio. Prefeituras puderam recorrer até a tarde de domingo, para reverter a classificação e, conforme o Estado, três pedidos foram feitos.

Santa Maria ultrapassa marca de 11 mil casos de coronavírus

O Executivo municipal optou por não pedir essa reclassificação e o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) diz que o momento é de seguir as medidas de prevenção.

Estado registra mais 2,1 mil casos positivos de Covid-19

- Tomamos essa decisão por causa da gravidade da situação atual, principalmente pelo crescente número de casos positivos e a proximidade das festas de final de ano - afirma.

O Comitê Estratégico de Acompanhamento da Covid-19 anunciou que "Santa Maria não entrou com recurso para pedir reversão da classificação da bandeira, pois não foi verificada nenhuma incongruência nos dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde".

Da mesma forma, a Associação dos Municípios da Região Centro (AM Centro) também optou por não recorrer.

- Em função da cogestão, optamos por não entrar com o pedido. Amanhã o governo do Estado deve emitir um novo decreto, que flexibiliza as medidas para os municípios com bandeira vermelha em cogestão - explica o 2° vice-presidente da AM Centro, Valério Trebien, prefeito de Agudo.

A cogestão foi suspensa na primeira quinzena deste mês, mas voltou a valer na última terça-feira. Conforme a orientação do modelo, regiões em cogestão classificadas em bandeira vermelha podem adotar regras de bandeira laranja, e as classificadas em laranja podem adotar protocolos de bandeira amarela. A adoção de protocolos alternativos não altera as cores do mapa definitivo.

O Gabinete de Crise vai analisar os pedidos e divulgar o mapa definitivo na tarde desta segunda-feira. A vigência das novas bandeiras começa à meia-noite de terça-feira e se encerra às 23h59min de segunda-feira, dia 28 de dezembro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Cirurgias eletivas estão suspensas em dois hospitais de Santa Maria

Santa Maria ultrapassa marca de 11 mil casos de coronavírus Próximo

Santa Maria ultrapassa marca de 11 mil casos de coronavírus

Saúde